terça-feira, 22 de setembro de 2009

Top 10 do Mês - Os melhores bigodes low profile da vida nacional

#10 Souto Moura

O bigode de Souto Moura enquadra-se num tipo cada vez mais raro: o bigode totó. Não são muitos os bigodes que, num mundo de opressão ao pêlo, sobrevivem em convivência com os violentos e agressivos óculos grandes e com armação de tartaruga. Mas Souto Moura, provando o seu valor enquanto camarada bigodal, desafia as regras maliciosas impostas pela sociedade tirânica dos peles desnudas e afirma com toda a pujança peluda que sim - é possível ser-se um camarada bigodal com armação de óculos exagerada, dentes questionáveis E um saudável e orgulhoso bigode.

#09 Sr. BasílioO Sr. Basílio apresenta-se como um experiente veterano do bigode. Gerações e gerações, com os dedos gordurosos e o palato feliz, deram por si a olhar com admiração para o visual impecável do senhor do avental branco. O Sr. Basílio é o Willy Wonka do bigode, com a sua fábrica de batatinhas onde oompa-loompas de chapéu de palha e bigode nos presenteiam com as mais estaladiças e salgadinhas finas rodelas desse tubérculo divino que é a batata.

#08 Nelo Vingada É discreto o bigode de Nelo Vingada. Altamente influenciado pelo bigode árabe, afamado pela sua vitalidade e inicial negrume brilhante subsequente branco ofuscante, o pêlo supra-labial de Vingada surge como uns daqueles acessórios que são eternos. Muitos afamados e celebrados bigodes-vedeta do mundo futebolístico nos abanadonaram nos últimos anos - pela sua eterna discrição confiamos no bigode de Nelo Vingada para brilhar ad eternum (bigodis bigodum).

# 07 Janita Salomé & VitorinoPouco se tem falado nestes últimos anos no bigode alentejano. Altamente moldado pelos ventos revolucionários dos anos 70, este é um bigode arduamente trabalhado e acarinhado com mãos calejadas pelo canto da terra. Janita e Vitorino são os dois maiores exemplos de discretos camaradas bigodes estimados. Há nestes farfalhudos amigos toda a alma dourada do mais impressionante entardecer em Borba - há nestes discretos bigodes o luxuoso (mas tão terra a terra) espírito encorpado de um bom Borba de 2002.


# 06 José Mário BrancoO grande, o maior!, bigode revolucionário. É admirável como tal farta e anciã bigodaça consegue manter um estatuto tão discreto na vida pilosa nacional. Afinal, a poesia escorre pelos pêlos brancos deste bigode venerável como caldo verde - as mais belas notas, as mais fortes e elegantes palavras de intervenção prendem-se entre o lábio e o nariz de José Mário Branco como o mais delicado guardanapo de papel. É sem dúvida um dos bigodes favoritos da F.L.B.


# 05 Manuel Machado Manuel Machado é o mais eficaz mestre da dispersão dos métodos concentrativos para a óptima resolução dos processos descortinativos do bigode. Afinal, entre tanto bigode no mundo do futebol se vos fosse pedido, camaradas bigodais, para enumerar os bigodes neste meio qual de entre vós se lembraria do característico amigo peludo de Manuel Machado? É o ninja do bigode.


# 04 Mariano Gago Tudo o que dissemos para Souto Moura podia também ser dito para Mariano Gago. É a par com o ex-Procurador o bigode totó sobrevivente da cena nacional. O seu discreto bigode (que nada perdia se fosse mais farfalhudo) sobrevive aos grandes óculos de tartaruga - sem dúvida comprados na mesma Multiopticas frequentada por Souto Moura. Já Mariano Gago ganha pontos não só pelo seu extraordinário cabelo como pelo facto de ter aparecido este ano, durante as suas férias, em revistas do social - em fato de banho à Carcavelos de 1987 e mais peludo do que um rafeiro. Um verdadeiro camarada bigodal.

# 03 Avô Cantigas Tal como o Sr. Basílio, o Avô Cantigas surge como um daqueles exemplos fundamentais de modelo para as gerações seguintes. O Avô Cantigas tem, muito discretamente, deixado no cimento da vida nacional uma profunda e bem delineada marca de um bigode simpático. Quantas e quantas crianças cresceram para se tornarem homens (e mulheres!) cultivadores de amigos peludos supra-labiais graças à louvável influência de Carlos Alberto Vidal, o Avô Cantigas.


# 02 O Homem do Bigode É o grande mistério dos classificados nacionais, a Maddie do mundo piloso: quem é o Homem do Bigode? Que figura é esta que os vendedores de imóveis procuram há tantos anos (com ocasionais e efémeros sucessos)? A F.L.B. acredita que o Homem do Bigode é uma entidade mística, uma figura abstracta que um grupo secreto pré-F.L.B. (sob o disfarce das vendas) procura incessantemente nos Correios da Manhã e 24 Horas deste mundo. São muitas as questões filosóficas e espirituais que esta busca coloca à nossa frente, qual barreira peluda entre a narina e o lábio. No entanto, caros camaradas, a resposta iluminada é uma: o Homem do Bigode somos todos.

# 01 Baterista do Quim
Esta lista está, naturalmente, sujeita à visão da F.L.B. Elaborada por outros camaradas e amigos do bigode talvez o primeiro lugar não fosse para o Baterista do Quim. Mas os órgãos dirigentes da F.L.B. são fans confessos do Baterista do Quim. Podíamos dizer muito sobre o nosso apreço mas podemos resumir tudo numa bonita e refrescante imagem: o Baterista do Quim está para o Quim, esse rei da bigodaça portuguesa, como S. Pedro está para Jesus (o Cristo, não esse Deus cabeludo que comanda o Glorioso).

3 comentários:

Violeta disse...

ahh só vi agora que os comentários que ia deixando nos blogs a partir do pc do meu pai não ficavam :S
o proximo top 10 tem mesmo de ser o já muito adiado win and fail.

Helel Ben Shahar disse...

E como no Hadiths apoiamos o esplendor do autêntico bigode português (eu próprio exibo já uma penugem apreciável que cedo, espero, se transformará num frondoso bigode), fizemos uma hiperligação à Frente de Libertação do Bigode.

M@rio disse...

Todo o gajo chamado Zé deveria de exibir pilosidade supra-labial.